Início Vencedores Enquadramento Localização Regulamento FAQs

Vencedor do Concurso de Arte Urbana - Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021

O Concurso “Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Melgaço, organizado pela Fundação Convento da Orada, define-se como um concurso de Arte Urbana, que preconizava encontrar propostas criativas e de intervenção artística no espaço público, na categoria de esculturas, destacando o Vinho Alvarinho e a sua ligação ao seu território, Monção & Melgaço.

Este concurso é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 - NORTE 2020 e integra-se no Plano de Ação para a Reabilitação Urbana (PARU), que visa estimular a área urbana, não só dinamizando o território e atraindo novos públicos, mas sobretudo contribuindo para a afirmação da cultura do vinho e da dinâmica económica local, bem como da promoção turística do concelho de Melgaço.

Tendo terminado a fase de apresentação de candidaturas, no passado dia 15 de janeiro, é com satisfação, que se informa do elevado número de propostas submetidas, as quais, devido não só à quantidade, mas também à sua qualidade, condicionaram a análise das mesmas no tempo regulamentado.

Desta análise, foram apuradas um total de 18 propostas que cumpriam plenamente os critérios de seleção definidos em regulamento próprio.

Os elementos do júri analisaram individualmente as propostas/candidaturas e selecionaram aquelas, cujos projetos consideraram mais originais e criativos, que corresponderam às especificações técnicas. Foi atribuído, por cada membro do júri, uma pontuação numa escala de 0 a 100 a cada obra apresentada a concurso, de acordo com os seguintes critérios básicos de apreciação: 1. apropriação da temática do concurso; 2. pertinência artística do projeto; 3.inovação, interdisciplinaridade e técnica; 4. conceptualidade da obra/linguagem artística; 5. viabilidade de implementação e adaptabilidade aos diferentes espaços exteriores; 6. valor conceptual e estético de originalidade e criatividade da obra; e 7. exequibilidade orçamental.

De entre as 18 candidaturas elegíveis, e com base na classificação atribuída pelos jurados, foi realizada a shortlist das 10 candidaturas finalistas e apurados os dois vencedores do concurso.

Assim, é com prazer que se informa que os vencedores do Concurso “Memórias do Alvarinho de Melgaço 2021” são:

1.º lugar para o escultor Vítor Harabura de Freitas, com a obra “Alvarinho”;

2.º lugar para o escultor Nuno Alexandre Caeiro Martins, com a obra “Memórias do Alvarinho de Melgaço”.

Parabéns aos Vencedores!

Às obras vencedoras será atribuído, respetivamente, um valor de 10.000€ e 8.000€ para produção da escultura e respetiva implementação no espaço público de Melgaço.

De recordar que, em conformidade com o n.º 2, do Art.º 6.º do regulamento da iniciativa, as 10 obras finalistas irão integrar uma exposição coletiva, a decorrer em Melgaço, em data e local a comunicar posteriormente.

Para além dos dois vencedores já indicados, juntam-se a estes, sem qualquer ordem, os seguintes artistas e obras para integrarem a mostra:

  • Margarida Azevedo e João Lemos | “bottle line”;
  • Augusto Leal | “Colheita”;
  • Renato Teixeira Costa e Joana Amorim | “Deste Vinho não Beberás…”;
  • Margarida Azevedo e João Lemos, com a proposta “grape bubble”;
  • Nuno Machado | “Casa do Povo, do Povo do Alvarinho”;
  • Marcos Gameiro de Barros | “Da Vinha à Adega”;
  • Simone Serlenga | “Viva Vinha”;
  • Renato Teixeira Costa e Joana Amorim | “Até ao lavar dos cestos!”

Por fim, felicita-se o Município de Melgaço pela iniciativa e proatividade em prol do seu território, das suas gentes, dos seus costumes e a constante divulgação e promoção destes.

Logos